terça-feira, 31 de maio de 2011

Deputados que defendem a PEC 300 pressionam governo para votar emenda

A frente parlamentar em defesa da PEC 300, que foi instalada hoje (31) com a assinatura de 308 deputados, começou sua atuação com a ameaça de convocar o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre sua evolução patrimonial à Câmara caso a proposta de emenda à Constituição (PEC 300), que cria um piso salarial nacional para os policias e bombeiros militares, não seja colocada em votação em um espaço curto de tempo.

A movimentação para trocar a convocação do ministro pela votação da PEC 300 começou durante o lançamento da frente parlamentar. “Eu vou levar essa proposta ao presidente da Câmara. Ou coloca a PEC 300 na Ordem do Dia, ou convocamos o ministro Palocci na Comissão de Segurança Pública”, disse o presidente da frente, deputado Otoniel Lima (PRB-SP).

A proposta de usar o ministro Palocci como moeda de troca foi feita pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), que na semana passada reuniu as bancadas evangélica e católica para pressionar o governo a suspender a distribuição do material do kit anti-homofobia em troca da convocação do ministro. “Aqui é uma casa política. Quando o governo queria empurrar a cartilha do kit gay, eu reuni as bancadas evangélica e católica. Nós dissemos que convocaríamos o Palocci caso o material fosse distribuído”, disse Garotinho.

De acordo com o presidente da frente, Otoniel Lima, o requerimento para com convocação do ministro da Casa Civil tem condições de ser aprovado pela Comissão de Segurança Pública, que é composta de 28 deputados. Outros requerimentos para convocação do ministro para prestar esclarecimentos em comissões da Câmara foram rejeitados por parlamentares da base governista.

A PEC 300 foi aprovada em primeiro turno em março de 2010. Depois, ouve uma pressão forte do governo para que a proposta não fosse colocada em votação em segundo turno. Durante várias semanas, policiais fizeram peregrinações e até acampamentos no Congresso Nacional para pressionar os deputados a votarem a PEC.

Da Agência Brasil.

Jovem morre ao tentar criar cerca elétrica caseira em Mossoró

Um homem identificado como Reginaldo de Araújo, 27 anos, morreu no início da tarde desta terça-feira (31), por volta de 13h30, em sua residência situada na rua das Orquídeas, no bairro Parque das Rosas, município de Mossoró. De acordo com O Câmera, blog que cobre o noticiário geral da cidade, o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) constatou que a vítima tentava criar uma espécie de cerca elétrica caseira no intuito de inibir ações de criminosos. 

“Possivelmente ele tropeçou no arame e foi eletrocutado. Foi um acidente”, contou o perito Eduardo Alexandre. Segundo o blog, a tia da vítima, identificada como Maria Lúcia foi a primeira a encontrar o corpo de Reginaldo caído no quintal da casa. Ela tentou socorrer o sobrinho junto com um outro tio identificado como Geraldo Antônio, que também encostou no fio e sofreu uma pequena descarga elétrica.

O corpo de Reginaldo foi removido e encaminhado para o Itep onde serão realizados os procedimentos de necrópsia. 

Dia Histórico no Futebol Caicoense. Presidente do Corintians auxilia diretoria do Caicó na regularização da raposa junto a FNF


Um dia sem dúvida para entrar na história do futebol caicoense. Depois de correr o risco de ver o seu sonho de voltar a disputar um estadual ir por água abaixo, devido a cobrança de uma taxa que devia pagar a CBF. A raposa dá a volta por cima e de uma só vez, não só quita a referida taxa como recebe uma ajuda que jamais poderia imaginar.

O presidente do Corintians Rogério Gurgel (maior rival do Caicó) viajou na tarde desta terça-feira, 31/05, a capital do estado e aproveitando o ensejo foi junto com o conselheiro da raposa Dr Revil Alves na sede da Federação de Futebol do RN FNF e apresentaram a quitação do clube com a CBF e agilizaram os trâmites para regularização do clube seridoense junto a entidade estadual.

Rogério nos disse que resolveu ajudar a raposa atendendo ao pedido do Dr Revil por quem nutre uma grande amizade e por ser ele uma pessoa que sempre esteve a disposição para ajudar o Corintians. Além do mais segundo Rogério, o Caicó precisa voltar para o cenário estadual para movimentar o futebol da capital do seridó, com o velho clássico entre galo e raposa.

De ante-mão o blog gostaria de parabenizar o presidente do galo que com a sua experiência deixa a rivalidade de lado e contribui com o futebol da cidade de Caicó.

Comandante do 6º BPM concede entrevista ao repórter Cardoso Silva

Foi publicada hoje (31) no Blog do repórter Cardoso Silva uma reportagem em vídeo que teve início nas dependências da Casa da Mãe Pobre, no bairro João XXIII, mostrando que o local está sendo utilizado para o consumo de drogas.

Depois de mostrar a situação em que se encontra o prédio, o repórter inicia uma entrevista com o nosso comandante, o Tenente Coronel Antônio Cipriano de Almeida, onde este fala sobre o papel da polícia no combate as drogas.

No ensejo, o Comandante do 6º BPM fala ainda do Proerd e do projeto Patrulheiro Mirim. Confira o vídeo:

3º DPRE perde um oficial de alto gabarito e ganha outro da mesma competência


O Distrito de trânsito seridoense deve passar por uma significativa mudança nos próximos dias, o Capitão PM Marcelo Dantas de Medeiros sub-comandante do 3º DPRE deve deixar a função e seguir para novos desafios na capital do estado.

O Capitão Marcelo está no momento cursando o CAO(Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) na academia de policia em Natal, e segundo informações chegadas ao blog teria solicitado ao comando do CPRE a sua transferência para a capital, ficando no aguardo da decisão do comandante para a sua remoção.

Ele desempenha suas funções em Caicó desde ao ano de 2000 quando aqui chegou como aspirante-a-oficial, na época comandou o PELTRAN permanecendo desde então trabalhando no setor de trânsito e paralelamente na área de investigação do 6º BPM (P-2). Sem sombra de dúvida será uma grande perda para a policia do seridó.

Para o seu lugar deve vir o tenente Albervan Cirne, que inclusive já recebeu a devida autorização do Ten Cel Cipriano comandante do 6ºBPM e do Major Ezaú comandante do 3º DPRE.

Tenente Cirne comandou a CIPAM e últimamente comandava a 1ª Companhia do 6ºBPM. Desde já toda a sorte aos dois oficiais em suas novas missões.

Do Transito no Seridó.

Semana Ambiental foi lançada com inauguração de Trilha Ecológica na Ilha de Sant'ana

Na Foto: Bombeiros Mirins realizando o percurso da Trilha

A Semana em comemoração ao Meio Ambiente de Caicó foi lançada na manhã de ontem (30) na Ilha de Sant'ana e contou com a participação da Policia Ambiental, Bombeiros Mirins,  Secretaria de Turismo,  alem de alunos de escolas municipais entre outros.

O Lançamento da semana ambiental foi marcado pela inauguração da Trilha Ecológica Acauá (nome de ave do Sertão e que está em extinção e que se alimenta de lagartos), onde tambem houve o plantio de algumas mudas na mata ciliar do Rio Seridó, nos dois braços em torno da Ilha de Sant’Ana.

Na Foto: Tenente Messias comandante da CIPAM de Caicó

A trilha ecológica ficará aberta a comunidade do dia 31 de maio até o dia 5 de junho e posteriormente, será feito um agendamento para os interessados visitarem a trilha na Ilha.

No dia 1º de junho, haverá uma palestra organizada pelo IFRN, no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, pela manhã. Nos dias 2 e 3 de junho, o SESC Seridó vai fazer internamente uma amostra de trabalhos do meio ambiente. Nos dias 4 e 5 de junho, sábado à tarde e domingo pela manhã, a amostra será exposta na Ilha de Sant’Ana, no segundo bloco de quiosques.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Câmara Municipal de Caicó doa computadores para o 6º BPM


Hoje pela manhã, no auditório do 6º BPM, aconteceu a solenidade de entrega dos equipamentos de informática e escritório, doados pela Câmara Municipal de Caicó ao 6º Batalhão de Polícia Militar.

O presidente da Câmara, Dilson Fontes Freitas, o Leleu, fez a entrega simbólica dos equipamentos ao Tenente Coronel Cipriano, Comandante do 6º BPM, já que os equipamentos já estavam montados no Telecentro desta Unidade Policial Militar.


Os computadores doados, segundo o Tenente Coronel Cipriano, serão destinados ao projeto Patrulheiro Mirim, para que possa ser feita a inclusão digital dos jovens carentes que participam do projeto. 



Continuam Abertas as inscrições para a corrida Soldados do Fogo


Cerca de 500 atletas do Rio Grande do Norte e Estados vizinhos já se inscreveram para a 17ª edição da tradicional Corrida Soldados do Fogo, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e organizada pelas empresas Natal Runner, Hora de Correr e Usina Comunicação. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho ou até o limite das vagas - 1.000 inscritos - pelo site www.corridasoldadosdofogo.com.br. A corrida está marcada para o dia 2 de julho, com largada e chegada da sede do CBM, entre as avenidas Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais, com opções de dois percursos: 5 Km e 10 Km. 

"Ficamos realmente surpresos com a procura e a quantidade de inscrições em menos de uma semana, mas o trabalho de divulgação direta com corredores e atletas está funcionando e a prova é tradicional e esperada por todos", disse o diretor da empresa Horadecorrer.com, Nivaldo Pereira. 

A cronometragem será eletrônica através de chip e muitas surpresas estão sendo preparadas para os competidores. E se você quiser participar da prova, mesmo que ainda não esteja treinando, ainda é possível iniciar os treinamentos e se condicionar para os 5 Km.

"Para isso, é preciso procurar uma orientação profissional especializada e capacitada, fazer todos os exames necessários para garantir a segurança e a possibilidade de treinar e seguir as orientações e planilhas desenvolvidas pelo professor, técnico ou personal trainer", explicou o professor de educação física e especialista em corridas de rua da Natal Runner, Walter Molina.

Confirmada a programação de shows da VIII Feira de Negócios do Seridó

Depois que foram vendidos todos os estandes em apenas uma semana, a Casa do Empresário de Caicó anuncia a programação de shows da VIII Feira de Negócios do Seridó. O palco que será montado no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana receberá seis bandas de forró, já que a Feira em Caicó acontece no período junino.

A abertura da Feira de Negócios, confirmada para o dia 16 de junho, contará com a presença da Governadora, Rosalba Ciarlini, do Secretário de Desenvolvimento, Benito Gama, e de outras autoridades que representam a Casa do Empresário e as entidades parceiras. Na mesma noite, a cantora e compositora Rita de Cássia fará show.

A VIII Feira de Negócios do Seridó também contará com uma extensa programação cultural, ainda não divulgada. Será montado um segundo palco próximo aos estandes dos expositores, que receberá apresentações de música regional, dança, teatro e manifestações folclóricas.

Programação:

Quinta-feira (16/06): FORRÓ DO NAMORO e RITA DE CÁSSIA

Sexta-feira (17/06): FORRÓ DO AGITO e TRIO ARUANDA

Sábado (18/06): FORRÓ SUADO e MAX & BANDA ESTRELAR

Mais de 56 milhões de novas cédulas do real estão em circulação no país


As novas notas de R$ 50 e R$ 100 já começam a fazer parte do dia a dia dos brasileiros quando vão aos bancos e caixas eletrônicos e fazem compras. Segundo dados do Banco Central (BC), referentes ao último dia 26, estão em circulação 41,024 milhões dessas cédulas com valor de face de R$ 50 e 15,291 milhões, de R$ 100. As novas notas de R$ 100 e R$ 50 começaram a circular no dia 13 dezembro do ano passado.

No total, são 56,315 milhões de notas da segunda família do real (R$ 50 e R$ 100) em circulação no país. Como a substituição das cédulas é feita gradualmente, de acordo com o desgaste das da primeira família, as notas antigas ainda vão predominar por algum tempo: circulam no país 1,292 bilhão de notas da primeira família, com valor de face de R$ 50 e 356,107 milhões de R$ 100. As notas de R$ 50, tanto as antigas como as novas, duram em média três anos e oito meses. No caso das de R$ 100, a durabilidade média é cinco anos.

Nos caixas eletrônicos, as novas notas também estarão acessíveis aos poucos. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a adaptação dos caixas eletrônicos para liberar as notas depende da estratégia de cada instituição. A adaptação é necessária, porque as novas cédulas têm tamanhos maiores: as de R$ 100 têm 15,6 centímetros (cm) por 7 cm e as de R$ 50,14,9 cm por 7 cm.

A Caixa, por exemplo, informou que está seguindo o cronograma estabelecido pelo BC para adaptação de 60% dos equipamentos de autoatendimento até outubro deste ano. O Banco do Brasil (BB) espera adaptar 3,643 mil terminais até o final de junho. Até setembro deste ano, a adaptação estará feita em 9 mil terminais do BB.

A secretária Gisele Ramos, de 27 anos, diz que, até agora, recebeu poucas informações sobre as novas notas. "Não vi muita notícia sobre isso. Quando recebi a primeira [cédula], até estranhei, pois não sabia que havia mudado."

Já o motorista de táxi Antonio Araújo, de 44 anos, conta que recebe constantemente as novas notas de R$ 50, mas prefere guardar, em vez de repassar como troco para os clientes. "Eu tenho todas as novas notas que recebi guardadas. Não gosto de usá-las no dia a dia por causa do tamanho, que acaba atrapalhando."

A estudante Joana Macedo, de 22 anos, gostou da aparência das novas notas: “estão mais bonitas, e o material me pareceu mais resistente que o das demais. Elas não amassam tão facilmente.”

Da Agência Brasil.

Médicos permanecem com indicativo de greve, mas negociações avançam

 (Fábio Cortez/DN/D.A. Press)

Possibilidade de negociação à vista. Durante reunião ocorrida hoje, (27) entre o presidente Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira e a consultora Geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha e o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda chegou-se a um possível acordo referente à implantação do PCCV.

No encontro, foram discutidos novos prazos e flexibilização das datas para a implementação total do PCCV. "A proposta do governo parece ser aceitável pela categoria, porém o indicativo de greve permanece até que exista uma oficialização das propostas e as mesmas sejam apresentadas em assembleia com os médicos”, explicou o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.

Na próxima terça-feira (31), acontece uma assembleia geral com os médicos, na qual serão apresentadas as propostas do governo. Em votação os médicos definem se aceitam a proposta ou iniciam a greve a partir do dia 1° de junho.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aniversariante do dia



Hoje (27), quem comemora mais um ano de vida é o Soldado Luiz Carlos Silva de Oliveira do 3º DPRE e o 2º Tenente Millend Garcia de Macedo Araújo, Comandante do PelMon de Caicó.

E domingo (29) é a vez do Soldado Agnaldo Alves Dantas, nosso querido Sd Agnaldo.

Aproveitem esses dias com muita paz e felicidade.

Comandante do 1º BEConst faz visita de inspeção ao 6º BPM


Na manhã de hoje (27), o Coronel Vilaça, comandante do 1º BEConst, juntamente com uma equipe de oficiais e sargentos do Exército, visitaram em inspeção o 6º Batalhão de Polícia Militar.

A inspeção que começou com uma formatura militar, onde o Coronel Vilaça e seus oficiais puderam ver em desfile o efetivo do 6º BPM, teve em seu segundo momento o Tenente Coronel Cipriano realizando uma minuciosa explanação sobre a relação do 6º BPM com as cidades do Seridó sobre as quais atua.


População, política, cultura, carnaval, foram assuntos abordados pelo TC Cipriano para explicar a atuação do 6º BPM na região do Seridó. Além disso, uma visão geral do nosso Batalhão, englobando projetos, necessidades, quantitativo de armamentos, viaturas e equipamentos,  foi apresentada aos Oficiais e Praças do 1º BEConst.

As fotos da inspeção podem ser visualizadas no nosso Flickr.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Glaucoma atinge 65 milhões de pessoas, 900 mil no Brasil

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 65 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com glaucoma em todo o mundo – dessas, 900 mil são brasileiras. Provocada pela elevação da pressão ocular, a doença não tem cura e, quando não é tratada, pode levar à cegueira.

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Alípio de Sousa Neto, explicou que a principal barreira a ser vencida no país é o hábito de procurar um médico somente diante da presença de sintomas.

“A pessoa não vai sentir nada. Só vai sentir na fase mais avançada, quando começa a esbarrar nas coisas”, explicou. Isso porque, segundo ele, a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. A saída é investir em exames periódicos – pelo menos uma vez ao ano.

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina. Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

“Uma gota por dia de colírio já é suficiente para resolver o problema. Pela vida toda. Mas tem que estar controlado”, destacou Neto. O oftalmologista alertou para que as pessoas não façam uso indiscriminado de medicamentos para os olhos, já que eles podem, inclusive, agravar o glaucoma se mal utilizados.

De acordo com a OMS, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma no mundo. A doença pode se manifestar de diferentes maneiras: de ângulo aberto (80% dos casos), de ângulo fechado, de pressão normal, pigmentar, secundário e congênito e é responsável por cerca de 13% da cegueira derivada de enfermidade.

Da Agência Brasil.

Policial Federal apreendeu 22 kg de crack que seriam comercializados em Caicó


A Polícia Federal realizou mais um flagrante de tráfico de drogas em Natal. Na tarde desta quarta-feira (25) foram presos na rua Presidente Bandeira, Bairro do Alecrim, na Zona Leste, um comerciante potiguar, de 31 anos e três paraibanos, sendo um zelador, de 41 anos de idade e dois vendedores autônomos, de 27 e 30 anos, respectivamente. Com os quatro homens, a PF encontrou 22,7 kg de crack que estavam escondidos nas laterais e no para-choque traseiro de um celta.

Esta investigação teve início há três meses quando a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) recebeu informações de que uma quadrilha supostamente chefiada por um comerciante estaria trazendo drogas do estado da Paraíba para abastecer a cidade de Caicó, bem como, a capital potiguar. Desse modo, algumas incursões passaram a ser feitas em busca do acusado, tanto em Natal, quanto na região do Seridó. Ao ser localizado e acompanhado, ele foi visto transitando por algumas cidades do interior em atitude suspeita, mas em todas elas sem demonstrar a posse de substância entorpecente.

Com o prosseguimento das investigações, a PF tomou conhecimento de que o comerciante receberia um carregamento de crack ainda esta semana em Natal. Assim, a vigilância em cima do suspeito foi redobrada, pois a informação dava conta de que a droga chegaria em um veículo com placa da Paraíba e que a transação seria feita no estacionamento defronte a um supermercado situado no Alecrim.


Por volta das 16h30, os policiais avistaram quando o comerciante dirigindo uma saveiro chegou ao local e logo foi ao encontro de três homens que ocupavam um celta de cor cinza com placa de Sapé/PB que estava parado no canteiro central. Ali eles passaram a conversar por alguns instantes e no momento em que se preparavam para deixar o local como se fossem permutar os dois carros, houve a abordagem. Sem chance de reação, o zelador, motorista do celta, confessou de imediato que havia crack no interior do veículo por ele conduzido.

Considerando que o local em que os homens foram detidos concentra costumeiramente um grande fluxo de pessoas, as quais rapidamente se aglomeraram diante da cena, por segurança, os agentes resolveram conduzir o bando de imediato para a Superintendência da PF onde o celta passou por uma minuciosa revista. Concluída a busca, vários tabletes da droga foram encontrados escondidos nos forros laterais e no para-choque traseiro.


Durante o procedimento de autuação, apenas o zelador, ao ser interrogado, ratificou que trazia a droga da cidade de São Bento/PB, tendo dito que recebeu a “encomenda” de uma pessoa desconhecida para ser entregue em Natal, onde seria procurado assim que chegasse. 

Já os outros acusados foram evasivos nas respostas e até se mostraram “surpresos” com o crack apreendido, pois disseram apenas lidar com o “comércio de redes e mantas”. 

Enquadrados nos artigos da Lei nº 11.343/06, os quatro homens encontram-se custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça, mas devem ser encaminhados ainda hoje para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

Esta foi a 3ª apreensão de crack que a Polícia Federal fez este ano no Rio Grande do Norte. O total dessa droga já ultrapassa os 192 kg e resultou na prisão em flagrante de 14 pessoas.

Da Assessoria da Polícia Federal/RN


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Defensoria Pública cobrará na Justiça que Estado construa cadeia em Caicó

O defensor público, Rodrigo Gomes, que atua no Núcleo Regional do Seridó, confirmou em entrevista na Rádio Caicó AM, que nos próximos dias será ajuizada na Justiça local, ação civil pública em parceria com o Ministério Público, com o objetivo de força o Governo do Estado a construir em caráter de urgência, uma Cadeia Pública em Caicó.

A preocupação surge no momento em que é observada a presença de presos ainda não sentenciados, e que estão à disposição da justiça na Penitenciária Estadual do Seridó. Isso tem provocado à superlotação da unidade.

Para o defensor público, uma cadeia pública com capacidade para abrigar pelo menos 150 presos é o suficiente no momento.

A ação está embasada no levantamento feito em vistorias no presídio de Caicó, que está enfrentando problemas estruturais.

Semana da Execução Penal

No período de 31 de maio à 02 de junho, a Defensoria Pública do Rio Grande do Norte, através do Núcleo Regional do Seridó, realizará a “Semana da Execução Penal”, com objetivo de elaborar um diagnóstico sobre a sua situação carcerária e implementação de medidas judiciais e extrajudiciais para solucionar os diversos problemas enfrentados no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

Na terça-feira, 31 de maio, às 08 horas, a Defensoria Pública dará início ao “mutirão” que terá a parceria da OAB-Seccional de Caicó/RN, e da UFRN, por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica.

Bandido assalta casa lotérica no interior do RN

Um homem não identificado invadiu uma casa lotérica por volta de 12h desta quarta-feira(25), próximo a Avenida Alberto Maranhão, no centro do município de Mossoró. De acordo com o sargento Osman, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública(Ciosp), o acusado pelo crime chegou a pé no local, anunciou o assalto e rendeu os funcionários do estabelecimento comercial levando a quantia aproximada de R$ 1.200,00(Hum mil e duzentos reais).

Segundo o sargento Osman, a ação foi rápida, onde o assaltante sacou uma arma de grosso calibre e levou o dinheiro fugindo com destino ignorado. Diligências ainda foram realizadas pela área, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Do www.dnonline.com.br.

Ambientalista critica aprovação do Código Florestal e acredita em mudanças no Senado

O diretor de Políticas Públicas da organização ambientalista SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, criticou hoje (25) a aprovação do Código Florestal, votado por ampla maioria de deputados na noite de ontem (24) na Câmara. Mantovani classificou a aprovação do código de “o dia da vergonha nacional” e disse que foi o pior momento na história das questões ambientais no país.

“Nós vimos o Brasil rifar as conquistas sociais. O governo ficou emparedado, foi chantageado e com a base [aliada] dividida. Foi um grande desastre”, afirmou. Segundo Mantovani, as repercussões internacionais já começaram e vão se agravar ainda mais, se não houver mudança na matéria. “O Brasil perderá patrimônio genético e vai ser denunciado nas convenções internacionais.”

Para o ambientalista, o principal problema do país é fundiário. “Acabaram com o Código Florestal e fizeram um código do agronegócio. Porque o pequeno proprietário já estava garantido na legislação da agricultura familiar.”

Mantovani demonstrou otimismo em reverter as mudanças no código no Senado ou, em última instância, por meio de vetos da presidenta da República, Dilma Rousseff. “Tenho esperança no Senado. Nós vamos ter muita briga ainda. Inclusive no cenário internacional.”

A SOS Mata Atlântica vai divulgar amanhã (26), juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, com a situação do bioma em 16 estados, no período de 2008 e 2010.

Da Agência Brasil.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Plenária Geral reunirá categorias em greve nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (25) será realizada uma Plenária Geral reunindo todos os trabalhadores da base do SINAI/RN. Outras categorias do funcionalismo público também participarão do encontro. O evento acontece no largo do ginásio Machadinho a partir das 8h30. Na ocasião será servido um café da manhã para a categoria. A programação contemplará também atividades político-culturais.

Os trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, melhores condições de trabalho, igualdade de tratamento, pagamento dos Planos de Carreira e concurso para diversos setores do serviço público do RN.

Com novas regras para cartões de crédito, clientes poderão comparar preços

Com a entrada em vigor de novas regras, os clientes do sistema financeiro terão condições de comparar preços de tarifas e anuidades de cartão de crédito e assim escolher o produto que seja mais adequado, avalia o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sergio Odilon dos Anjos. Hoje (24/5), o BC realizou seminário para esclarecer e debater as novas medidas.

Uma das novas regras é que os bancos e as empresas de cartão de crédito terão que oferecer apenas duas opções de cartões, o básico e o diferenciado, associado a programas de benefícios e recompensas. No caso do cartão básico, a anuidade deve ser a menor entre todos os cartões ofertados.

“Quanto mais benefícios e recompensas, possivelmente a anuidade será mais alta”, afirmou Odilon. Ele acrescentou que o cliente deve observar se vale a pena pagar o preço da anuidade do cartão diferenciado, levando-se em consideração os serviços oferecidos.

Também ficou definida a redução de 80 tarifas para cinco: anuidade; emissão de 2ª via do cartão; retirada em espécie na função saque; no uso do cartão para pagamento de contas; e pedido de avaliação emergencial do limite de crédito. Essa limitação no número de tarifas passa a valer para os cartões emitidos a partir de 1º de junho de 2011. Para quem já tem cartão de crédito ou adquirir até 31 de maio deste ano, as cinco tarifas valem a partir de 1º de junho de 2012.

O valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago todos os meses vai subir dos atuais 10% para 15%, a partir do próximo dia 1º de junho deste ano. Esse valor sobe ainda para 20% a partir de dezembro de 2011.

“A fixação de 15% e 20% levou em consideração o desejo do consumidor. Se fosse um percentual muito alto, estaríamos interferindo na decisão do consumidor de querer fazer o fluxo financeiro mensal diferente”, afirma Odilon.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor no Ministério da Justiça, Juliana Pereira, orienta que, mesmo com as mudanças no pagamento mínimo, o consumidor deve evitar o uso do rotativo do cartão de crédito. “É importante que a fatura seja paga integralmente. Os juros e adicionais financeiros cobrados por pagamento fora da data são os mais altos que temos. A despeito de padronização da tarifas, da cobrança e regulação, é preciso cautela”, ressalta.

Em caso de descumprimento das regras pelas empresas e pelos bancos, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. Odilon defende ainda que o consumidor procure a ouvidoria dos bancos e, caso não tenha o problema solucionado, faça uma reclamação no BC. “O consumidor lesado tem várias instâncias para reclamar. A primeira é no próprio banco onde opera, na ouvidoria, sem prejuízo de vir ao Banco Central, Ministério Público ou Ministério da Justiça [Procons], para fazer sua reclamação”, afirma Odilon.

O BC publicou hoje, em seu site, uma cartilha com informações sobre as novas regras de cartão de crédito.

Para visualizar a cartilha, clique aqui.

Da Agência Brasil

Comandante nega saída do 1° BeCnst de Caicó

O 1° Batalhão de Engenharia de Construção não vai sair da cidade de Caicó. A afirmação foi feita pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Antônio da Pádua Vilaça, em reunião com a imprensa na tarde desta terça-feira, 24 de maio.
Os rumores davam conta que o 1° BeCnst seria removido para a Natal, e aqui seria instalado um batalhão de infantaria.
Quando a notícia se espalhou, Vilaça tratou de manter contatos com o Comando Central do Exército em Brasília/DF, e recebeu a informes que não há, pelo menos pelos próximos 15 anos, qualquer possibilidade de Caicó deixar de sediar o Batalhão de Engenharia.
O blogueiro Marcos Dantas, que esteve na coletiva informa que o tenente-coronel Antônio Vilaça explicou que um “TCC” (Trabalho de Conclusão de Curso) de um aluno das escolas do Exército Brasileiro onde tratava da importância de remanejamentos de batalhões em várias regiões, inclusive Caicó, acabou gerando a polêmica.
“Como o trabalho acabou vazando nas redes sociais, inclusive chegando aos comandos de muitos batalhões, até em Brasília, a notícia se espalhou e a especulação cresceu”, disse.
O comandante do Batalhão/Seridó finalizou a coletiva dizendo que nos próximos anos pretende participar de licitações de obras mais próximas de sua sede para construções e recuperação de estradas federais, entre outras, como forma de evitar com que toda sua força de trabalho seja transferida para outras regiões.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aniversariante do dia



Hoje o dia é do nosso amigo Fabiano Queiroz de Oliveira, o Soldado Queiroz do Grupo Tático de Combate / 6º BPM.

Parabéns Queiroz. Muitos anos de vida!

Copa Galo de Ouro agita o amadorismo em Caicó

Mais um final de semana movimentado no esporte amador em Caicó. No estádio Almir Oliveira a copa Galo de Ouro agitou a zona oeste. Confiram os resultados de mais uma rodada:

Sábado no confornto mais aguardado da semana o Santos de Assis Baiano e Zé de Manú suou mais do que esperava mais conseguiu vencer o Jericó Sport pelo placar de 1 a 0. Nesse jogo nosso blog esteve presente, e fez o registro fotográfico dos dois clubes:



No domingo a equipe do Araras não tomou conhecimento do São José e aplicou a primeira goleada do torneio vencendo por 4 a 1.

A competição segue no próximo final de semana com os seguinte confrontos:

Internacional X Goiás – Sábado(28/05/2011 – 15h30)
Santa Rita X Fluminense – Domingo(29/05/2011 – 07h30)

Centrais do cidadão vão parar atendimento

A população potiguar e a administração pública enfrentarão mais uma paralisação de serviços públicos esta semana. Os servidores que atuam nas Centrais do Cidadão irão suspender o atendimento ao público, a partir da próxima terça-feira, dia 24. O movimento visa pressionar o governo a retomar o pagamento das gratificações de gabinetes – em atraso desde janeiro deste ano - que foram suspensas na última semana por decreto da governadora Rosalba Ciarlini. Em todo o Estado, são 842 servidores, cedidos de diversas secretarias estaduais e prefeituras que trabalham em 22 Centrais.

O abono, no valor de R$ 600, para profissionais de nível superior e de R$ 450,00 para os de nível médio, faz parte do acordo para cessão à repartição e ao trabalho de atendimento, com horário diferenciado de terça à sábado. “Muitos funcionários estão tendo dificuldades inclusive para pagar a condução e vir trabalhar. É um direito nosso que está sendo privado. E não há uma resposta sobre quando e como  esse impasse será resolvido”, observa a supervisora Jaíra Peres.

As condições de trabalho também são motivo de insatisfação. Na Central do Cidadão do Shopping Via Direta, mesmo antes da greve, alguns serviços estão suspenso por falta de material de expediente, como papel, caneta, cola e cartuchos para impressora, além de problemas na estrutura. Lâmpadas queimadas e quebradas, problemas na instalação elétrica, fiação exposta e diversos pontos de fonte de energia  descobertos somados à inúmeras infiltrações e vazamentos, oferecem risco aos servidores e usuários. Buracos e rachaduras no revestimento do teto se multiplicam. O painel foi desativado e alguma placas ameaçam ceder do teto. “Trabalhamos em condições desumanas e retiram a gratificação”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar.

Há cerca de um mês, a emissão de certidão de antecedentes é o único serviço prestado no box do Instituto Técnico Científico de Polícia. Isto porque falta plástico e os equipamentos de plastificação e impressora estão quebrados. Os funcionários contam que é preciso trazer monitores para o setor para conseguir trabalhar. No box do Sine, um vazamento do aparelho de ar condicionado compromete a instalação elétrica. O serviço foi paralisado na última sexta-feira.  

Por telefone, o secretário  de Justiça e Cidadania Thiago Cortez, informou que não foi notificado da paralisação e que a Secretaria não pode se posicionar contra um decreto da governadora.

Inscrições para o Enem 2011 começam nesta segunda-feira


A partir das 10h desta segunda-feira(23), estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O processo segue até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Inep é que o número de inscritos passe dos 5 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União.

Da Agência Brasil.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Polícia faz primeira apreensão de Oxi no RN

Mais de 60 pedras de Oxi foram apreendidas em meio a outras drogas no início da noite de ontem no Passo da Pátria. É a primeira vez que a droga é encontrada pela polícia no Rio Grande do Norte
Mais de 60 pedras de Oxi foram apreendidas em meio a outras drogas no início da noite de ontem no Passo da Pátria. É a primeira vez que a droga é encontrada pela polícia no Rio Grande do Norte.

Não demorou muito para a primeira apreensão de Oxi no Rio Grande do Norte. A nova droga, com efeito cinco vezes mais devastador que o crack, foi assunto no país nos últimos dias, com diversas apreensões, principalmente no Sudeste do país. No entanto, 61 fragmentos da droga foram apreendidos no início da noite de ontem, no Passo da Pátria, em poder de Sérgio Eduardo Silva da Costa e um adolescente. O próprio traficante confirmou que se tratava do Oxi e o Itep fará os testes que vão confirmar a composição do entorpecente. A Polícia Militar está em alerta.

O Oxi, que vem da abreviação de “oxidado”, é uma droga composta por pasta base de cocaína, combustível (gasolina, querosene ou diesel) e cal. Seu formato e aspecto são semelhantes ao do crack, com a diferença de que o Oxi pode também ser mais avermelhado que o crack. O efeito da nova droga é ainda mais intenso e perigoso. Especialistas afirmam que o poder do Oxi é até cinco vezes superior ao do crack, e o preço até 50% menor. Além da dependência quase que imediata, o Oxi também leva à euforia, pânico e paranóia, quando o usuário imagina que sofre perseguição ou está em perigo. Agora, a droga está no estado.

Depois de ligações de populares, os policiais do Batalhão de Choque e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) foram até a Travessa Ocidental, no Passo da Pátria, e encontraram o ponto de venda das drogas. Lá, além de um adolescente que supostamente trabalharia como “avião” para o traficante, os policiais apreenderam 50 gramas de maconha, 122 pedras de crack, balança de precisão, jóias, celulares, relógios, três munições de revólver calibre 38, R$ 50,49 em dinheiro trocado e os 61 fragmentos do Oxi. Depois de comparar a coloração das drogas e questionar o traficante, os policiais receberam a confirmação de que se tratava do Oxi. “Pela experiência que temos em ver as pedras de crack, sabíamos que ali seria a nova droga. E o traficante nos confirmou”, explicou o soldado Veloso, do Batalhão de Choque, que participou da operação. “Dá para notar a diferença já pela cor. O Itep vai realizar a análise e confirmar a composição da droga”, completou o delegado Pedro Paulo, que fez o flagrante na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

O comandante geral da Polícia Militar do estado, Cel. Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que a PM mantém o trabalho ostensivo e que aguarda que as investigações, (que serão conduzidas pela Polícia Civil), após a apreensão, possam levar à prisão dos responsáveis pela entrada da droga no estado. “Esse é um problema que nos preocupa porque essa droga tem um poder muito maior ao ser humano e, com certeza, é um caso grave para o estado”, comentou Cel. Araújo.

Aniversariante do dia



Hoje (20), completam mais um ano de vida os nossos estimados colegas: Sargento Wilton e Cabo Márcio, ambos da 1ªCPM / 6º BPM, além  do nosso querido Soldado S. Filho do 3º DPRE.

No dia 22, a festa é de comemoração ao aniversário do Cabo Sidney do 3º DPRE.

Felicidades para todos. Vocês merecem.

Vacinação contra a gripe termina hoje em 13 estados

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, do Paraná, de Santa Catarina, Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Amazonas, Pará, de Sergipe e do Espírito Santo encerram hoje (20) a vacinação contra a gripe sazonal. Além de indígenas e idosos com mais de 60 anos, devem procurar os postos de saúde gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde.

A campanha nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde, acabou no último dia 13 e vacinou 60% do público-alvo. A meta do governo é imunizar pelo menos 80% do grupo que apresenta maior chance de complicações em razão da doença. A orientação da pasta é que todas as secretarias de Saúde com estoque da vacina e que não atingiram a meta mantenham os postos funcionando.

As secretarias de Saúde do Rio de Janeiro, da Bahia e do Rio Grande do Sul encerrariam a vacinação também hoje, mas informaram que farão nova prorrogação da campanha até a próxima sexta-feira (27).

Da Agência Brasil.

Polícia Militar promove dia de lazer, estética e gastronomia para homenagear as mães

O Comando Geral da Polícia Militar, através da 5ª Seção, promoverá um dia de lazer, estética e gastronomia neste sábado (21), das 08 às 13 horas, na Academia Coronel Milton Freire (ao lado do Corpo de Bombeiros de Natal), onde acontecerá uma ação social alusiva ao Dia das Mães.

Será uma manhã inteira dedicada a homenagear e confraternizar todas as suas colaboradoras e familiares, em uma data dedicada exclusivamente ao bem estar das mulheres que compõem o quadro feminino da corporação.

Para isso, foram firmadas parcerias com o Senac, Sesc, Racco e Clínica de Estética Vivian Neves, que farão sorteios de brindes, cursos, palestras, além de oferecer serviços gratuitos de cabeleireiro, manicure, massagem, design de sobrancelha, maquiagem, etc.

Trabalho realizado pelos policiais de Caicó aparecem em vídeo na internet

Hoje, uma das matérias do Blog do repórter Eduardo Dantas mostrou um vídeo, enviado pelo MS Stúdio, do nosso querido Cabo M. Souza, onde os policiais do 6º BPM, 3º DPRE e da CIPAM realizam operações de abordagens em vários pontos da cidade de Caicó.

O vídeo tem aproximadamente cinco minutos de duração e termina com a detenção de dois jovens que portavam uma pequena quantidade de maconha.

Confira, logo abaixo, o vídeo:


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arrecadação federal chega a R$ 85,1 bilhões em abril e bate recorde

A arrecadação total de impostos e contribuições federais ficou em R$ 85,155 bilhões em abril e bateu mais um recorde para o mês. Descontada a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o resultado representa um crescimento de 19,05% em comparação a março e de 10,34% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, o resultado nominal ficou em R$ 311,3 bilhões. Corrigido pelo IPCA, houve um aumento de 11,51% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Receita Federal, entre os principais fatores que contribuíram para a arrecadação recorde em abril estão a produção industrial, a venda de bens e o aumento da massa salarial, que influenciam tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS/Cofins, a contribuição previdenciária e o Imposto de Renda.

Daqui a pouco, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, fará uma análise da arrecadação recorde de abril. 

Da Agência Brasil.

Aniversariante do dia


Hoje, o nosso feliz aniversário vai para o Soldado PM Júlio de M. bezerra do Grupo Tático de Combate do 6º BPM.

Parabéns Júlio! Muitas felicidades!

Polícia de Currais Novos apreendeu arma e munições

Ciélio: a deficiência no olho foi causado por um disparo de revólver.

A polícia Civil em conjunto com o setor de inteligência da Polícia Militar conseguiu apreender um menor de 16 anos, 160 reais, um revolver calibre 38, 07 munições intactas, 05 munições calibre 12, 05 pedras de crack e uma carteira do Flamengo.

Na ocasião, foi preso Franciélio Fidelis Vital, residente na Rua Boa Vista, com parte desse material, outro estava em poder do menor, mais conhecido por Cabecinha.

Produtos apreendidos.

Ciélio é acusado de traficar droga na Rua Boa Vista e já tem uma vasta ficha criminal., onde é acusado de mais outras práticas delituosas.

Professora do RN vira heroina da educação brasileira após video no Youtube



As declarações de uma professora da rede estadual de educação, indignada com as condições de trabalho e a má qualidade do ensino público, tem circulado o Brasil inteiro e colocou as deficiências da educação do Rio Grande do Norte em evidência. A professora Amanda Gurgel não economizou críticas aos entes públicos durante uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa.

As palavras verdadeiras caíram como uma bomba nas redes sociais. As reflexões fizeram com que o vídeo postado no site YouTube - uma reprodução do programa exibido pela TV Assembleia - alcançasse mais de 70 mil acessos. Rapidamente o assunto dominou os comentários no microblog Twitter, chegando ao Trending Topics, os dez assuntos mais comentados na rede social. Uma rápida consulta ao Google revela centenas de referências ao discurso revelador da professora, que está sendo tratado por muitos como o resumo da educação no país. A repercussão na rede não passou despercebida pelos portais denotícias como O Globo, Época e o R7, além de ganhar espaço em vários blogs que tratam de Educação e Direito.

Paladina da educação

As palavras da professora encontraram eco em membros representativos da sociedade. Entre as inúmeras referências ao assunto no Twitter, o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil deu o seu veredicto: "Ótimo depoimento da professora Amanda Gurgel". A cantora Zélia Ducan foi além, dizendo que "A profra Amanda Gurgel, essa sim, vai pro céu! Isso sim, faz pensar e exige uma ação, meu povo!".

Já o apresentador multimídia Marcelo Tas utilizou o vídeo para falar sobre a situação da educação no país, postando em seu blog: "Nos últimos 16 anos + 4 meses + 18 dias os governantes nos disseram que Educação é PRIORIDADE do governo deles (me refiro a FHC, Lula e Dilma, e deixo o passado-igualmente nefasto neste quesito- para trás). Desculpem os ilustres citados, mas na minha avaliação, no dicionário deles prioridade é sinônimo de blábláblá".

Tas encerra citando a professora: "Amanda Gurgel, portadora de um contra-cheque de R$ 930 reais mensais, é chamada ao microfone durante Audiência Pública na Assembléia que debate o estado atual da Educação no estado do RN. Em exatos 8 minutos, desenha com precisão, clareza e sobretudo com dignidade o seu estado de espírito como professora e o estado da Educação no Brasil. Professora Amanda, conte com meu apoio, respeito e admiração!".



Amanda iniciou seu pronunciamento falando do salário de R$ 930, afirmando que tal valor não era suficiente para que os educadores tivessem uma vida digna. "Todos aqui falaram de números e eu gostaria de começar a minha fala apresentando um número também. São três algarismos: 9, 3 e 0. Os números do meu salário base. Gostaria que os senhores me respondesse se conseguiriam manter o padrão de vida atual com esse salário. Não pagaria nem a indumentária para frequentar esta Casa", disse.

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho estava entre as convidadas e se tornou "alvo" de Amanda. "Com todo respeito, secretária, mas asenhora diz que o governo não pode ser imediatista e resolver todos os problemas da Educação de uma só vez. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata. O fato é que em nenhum governo a Educação foi prioridade", declarou.

O deputado Hermano Morais, propositor da audiência, e a secretária estadual de educação foram procurados para repercutir o vídeo, mas não deram declarações.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cadastro de bons pagadores é aprovado pelo Senado

Os senadores aprovaram hoje (18) o projeto de lei de conversão de medida provisória que cria cadastro dos bons pagadores, o chamado Cadastro Positivo. A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. Agora, o texto vai para sanção presidencial.

O cadastro poderá ser consultado por instituições para a concessão de empréstimos e outras transações comerciais. Com o cadastro, a ideia é que o consumidor que paga suas contas em dia tenha acesso a taxa de juros mais baixas e diminuir a inadimplência.

O consumidor terá de autorizar a inclusão de seus dados no cadastro e retirá-los quando desejar. Ele também poderá consultar, de graça, seus dados uma vez a cada quatro meses. As informações ficarão no cadastro pelo prazo de 15 anos.

No ano passado, o Congresso Nacional chegou a aprovar o cadastro, que foi vetado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o governo federal justificou que o texto aprovado pelos parlamentares poderia gerar contestações judiciais. O Executivo editou uma medida provisória criando o banco de dados dos bons pagadores.

O relator do projeto aprovado hoje pelo Senado é o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Da Agência Brasil.

Delegado Geral da Polícia Civil do RN pede exoneração

O delegado geral da Polícia Civil do RN, Ronaldo Gomes encaminhou no início da noite desta quinta-feira ao secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, o pedido de exoneração do cargo, alegando motivos de problemas de saúde na família. A exoneração será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Degepol, Ronaldo Gomes pediu a exoneração por problemas antigos de saúde em sua família. O cargo será ocupado interinamente pelo delegado geral adjunto, Cristian Medeiros.

O secretário de Segurança, Aldair Rocha aceitou o pedido de exoneração e deverá anunciar um novo titular para a Degepol em um prazo de até 15 dias.

Policia prende 4 pessoas acusadas de matar menor na segunda-feira em Caicó

A Polícia Civil de Caicó confirma que conseguiu elucidar o crime de morte ocorrido na madrugada de segunda-feira, 16 de maio, em que foi morto o menor Hannes Araújo Alves, 17 anos, natural de Catolé do Rocha/PB.

Na terça-feira, 17 de maio, os dois executores do crime, Joelson Morais, “GUGU”, e Gilderlan França, se apresentaram na delegacia, mas como existiam os mandados de prisão contra ambos, eles foram presos. De acordo com a polícia, o Gilderlan foi quem atirou em Hannes.

Na segunda-feira, foram presos Francisco de Assis Saldanha, o “Nanoga Saldanha”, e Caio Eduardo, que é mototaxista. O primeiro foi o mandante do crime, e o segundo fez o levantamento das informações.

Os quatro presos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual do Seridó imediatamente.

Relembre

O menor Hannes Araújo foi assassinado com 3 tiros nos primeiros minutos da madrugada de segunda-feira, 16 de maio, quando saía de uma festa no clube Acassec, localizado no Bairro Nova Descoberta.

Outro menor foi vítima dos mesmos disparos, e foi encaminhado para o Hospital Regional.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Capturado maníaco que atacava mulheres em Jardim do Seridó

Foi capturado na noite de ontem, próximo a casa da cultura em Jardim do Seridó, o cidadão Inácio Paulo da Silva, acusado de estar atacando mulheres nessa cidade. Segundo informações prestadas pelo SD PM Jefson, o acusado estava nas proximidades da casa da cultura, onde, estava havendo um evento, quando vítimas reconheceram o mesmo e chamou a Guarda Municipal para capturá-lo.

A Guarda então conteve o acusado e solicitou a presença da polícia militar para conduzi-lo a delegacia de polícia. Lá o mesmo foi reconhecido pelas vítimas, foi detido, mas, como não houve flagrante, o mesmo foi ouvido e liberado pelo delegado de polícia. Assim, o Inácio passa a responder o inquérito policial em liberdade.

Terremoto de 6 graus é registrado a 878 km de Fernando de Noronha

Local do tremor

Um tremor de terra de 6 graus na escala Richter foi registrado a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha. De acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Terremotos, nos Estados Unidos, o abalo ocorreu às 10h08 (horário de Brasília) a 415 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo e a 1.276 quilômetros de Natal (RN).

O tremor teve epicentro a 10 quilômetros (km) abaixo do fundo do mar. Apesar de a profundidade da água ser de 4 mil metros na região, o professor George Sand França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), descarta o risco de tsunami por causa das características da área onde ocorreu o abalo e da magnitude do terremoto.

Segundo ele, um tsunami só pode ser provocado por abalos acima de 7 graus na escala Richter e em falhas geológicas, quando duas placas tectônicas se encontram e uma é empurrada para baixo da outra. “No meio do Oceano Atlântico ocorre exatamente o contrário. As placas do continente americano e da África estão se separando. Então, as chances de tsunami são remotas”, explicou.

De acordo com França, a região do abalo é marcada por dois tipos de movimentos sismológicos: a separação dos continentes e o deslocamento paralelo das placas. “O terremoto de hoje foi provocado por esse movimento paralelo. É como se uma placa tivesse raspado na outra, sem consequências mais sérias”.

Da Agência Brasil.

Brasil já conheceu 14 times campeões estaduais; confira lista

Com o término da maioria dos estaduais pelo país neste final de semana, já são 14 clubes campeões no país em 2011. Destaque para o Santos, que venceu o Corinthians, por 2 a 1. Mas, a grande zebra aconteceu na Bahia, onde o Bahia de Feira venceu o Vitória, por 2 a 1, dentro do Barradão. Em Minas, o Cruzeiro, com seus torcedores venceu o Atlético, por 2 a 0.

A final mais emocionante aconteceu em Porto Alegre, onde o Inter venceu o jogo no Olímpico, por 3 a 2. Nos pênaltis, o Colorado venceu por 5 x 4, num jogo que teve, ao todo, oito cobranças.

Confira a lista dos campeões:
Paulistão - Santos
Paulista Série A2 - XV de Piracicaba
Alagoas - ASA
Bahia - Bahia de Feira
Ceará - Ceará
Distrito Federal - Brasiliense
Goiás - Atlético
Mato Grosso - Cuiabá
Minas Gerais - Cruzeiro
Paraná - Coritiba
Pernambuco - Santa Cruz
Rio de Janeiro - Flamengo
Rio Grande do Norte - ABC
Rio Grande do Sul - Internacional
Santa Catarina - Chapecoense

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Rotary Clube de Caicó faz doação ao Projeto Patrulheiro Mirim

RC Caicó - RN

Mais uma vez, o Rotary Clube de Caicó demonstrou sua preocupação com questões sociais. Numa campanha relâmpago, o Clube criado em 1948, arrecadou uma grande quantidade de alimentos para serem doados ao Projeto Patrulheiro Mirim que, com seus mais de 100 alunos, funciona através de ação de voluntários e doações.


Sd Vale com alguns alunos do Projeto recebendo os Alimentos doados pelo RC Caicó.

"Eu já estava ficando preocupado. Não tínhamos mais quase nada para fazermos a alimentação dos patrulheiros", disse o Soldado Vale, Coordenador do Projeto.

Essa não é a primeira vez que o Rotary Clube de Caicó auxilila o Projeto Patrulheiro Mirim. Na impossibilidade de iniciar o projeto nas dependências do Castelo de Engady por causa de problemas estruturais, o RC de Caicó concedeu o espaço da Escola Rotary, no bairro Paraíba, onde até esta data funciona o Projeto. 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aniversariante do dia



Neste dia 11 de maio os nossos votos de feliz aniversário  vão para o Soldado Railson Carneiro de Oliveira do 3º DPRE.

Parabéns Railson por mais um ano de vida. Muitas felicidades!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Boletim Interno sugere a promoção do Soldado Smith e do Cabo Cézar

Sd Smith (à esquerda) e o Cb Cézar.

O Boletim Interno 089/2011 do 6º BPM, no disposto em sua 4ª Parte - Justiça e disciplina - sugere a promoção por bravira do Soldado PM Smith (promoção post mortem) e do Cabo PM Cézar.

A sugestão de promoção provém da observação dos atos praticados em missão pelos policiais acima citados.

"são dignos de serem reconhecidos como “Atos de Bravura”, ensejando sua promoção hierárquica, observada a coragem, valentia e destemor com que agiram para preservar a ordem pública e os direitos fundamentais dos cidadãos e cidadãs de bem que naquele momento estavam à mercê de um bando de criminosos prontos para lhes ceifar a paz.

Policiais exemplares, sempre vigilantes e dignos de elogios a cada nova missão bem sucedida que realizavam. Atingidos que foram, não desistiram de honrar seu dever de garantidores da sociedade e somente pararam a seu tempo: o Cb Cézar quando a missão findou cumprida e o Sd Smith quando suas forças vitais sucumbiram e teimosamente não permitiram que avançasse".

Como sabemos e vimos nesta transcrição do BI 089/2011, infelizmente a missão acabou com a morte do nosso querido Sd Smith.

Será muito justa a promoção destes nossos bravos guerreiros.

Caso F. Gomes: Advogado diz que Gordo da Rodoviária está preso por "suposições"

O comerciante Lailson Lopes, apontado pela polícia e pelo Ministério Público como mandante do assassinato do radialista F. Gomes, terá um novo defensor na audiência marcada para a quarta-feira (11), no fórum de Caicó. Antônio Carlos de Souza Oliveira foi contratado pela família do Gordo da Rodoviária, como é conhecido Lailson.

Advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira fará a defesa do Gordo da Rodoviária
Advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira fará a defesa do Gordo da Rodoviária

Mesmo tendo sido recém-contratado, Antônio Carlos já analisou os autos do processo e disse não haver provas contra Lailson Lopes. "Na verdade, o Lailson está preso até hoje por suposições, pela infeliz coincidência de ter falado ao telefone com o assassino do radialista momentos antes e depois do crime. Mas isso é comum neste país. No Brasil, prende-se para depois investigar", falou.

Antônio Carlos, que é presidente da comissão de advogados criminalistas da OAB/RN, ainda vai ter primeiro contato com cliente e acredita que ele não irá a júri popular. "Tenho certeza absoluta que o meu cliente não será pronunciado a júri popular, mesmo levando-se em consideração o clamor social", garantiu.

Antônio Carlos, em entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE nesta terça, antecipou que irá pedir à Justiça que Gordo da Rodoviária seja posto em liberdade. O advogado também informou que, caso seja derrotado e Lailson Lopes seja pronunciado, vai recorrer da sentença. 

"Não acredito que isso vá acontecer. Mas caso ocorra, vou recorrer até a última instância possível. Durante os 15 anos que atuo como advogado criminalista, nunca vi tanta injustiça contra um ser humano, como é este caso".

Sessenta e oito municípios do RN apresentam epidemia de dengue

Mais de 10 mil casos de dengue já foram notificados no Rio Grande do Norte este ano. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, que informou já foram confirmados 2.678 casos. O novo boletim epidemiológico mostra ainda que sessenta e oito municípios apresentam epidemia.O balanço foi feito no período de janeiro a 30 de abril.

De acordo com o boletim, sessenta e oito municípios apresentam a alta incidência da doença, enquanto  quarenta de dois estão com média, cinquenta e um com baixa e seis com incidência silenciosa. O município de Natal permanece com incidência alta, registrando o maior número de notificações do RN (2.930). Em seguida, estão os seguintes municípios: Mossoró (1.135), Parnamirim (695), João Câmara (526), Pau dos Ferros (370), Macaíba (353), Nova Cruz (329), São Gonçalo do Amarante (303), Santa Cruz (287) e São Paulo do Pontegi (238). 

Para combater a dengue, a Sesap continua realizando a operação com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV) nos municípios onde há alta transmissão da doença. Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Araújo, “essa operação funciona para quebrar a cadeia de transmissão, mas é necessário que a população intensifique as medidas de prevenção, principalmente por meio da eliminação de criadouros, para impactar na redução de casos de dengue”.

Transbordamento de dois açudes pode acelerar o do Itans

Dois reservatórios de grande porte que se atingiram a sua cota máxima e transbordarem podem fazer o açude Itans em Caicó sangrar são, o Esguicho em Ouro Branco/RN, e o açude público de Santa Luzia/PB, mas ainda vai demorar.

Os dois estão faltando mais de 2 metros para atingir a lâmina de transbordamento.

Hoje o Dnocs, divulgou a situação volumétrica do Itans. O açude está hoje, terça-feira, 10 de maio, com um volume de 56 milhões e 400 mil metros cúbicos de água, o equivalente 68,99% de sua capacidade total. Faltam para sangrar, 1 metro e 95 centímetros.

O Sabugi, em São João do Sabugi/RN, está com um volume de 62 milhões, 942 mil e 125 metros cúbicos de água. Faltam 20 centímetros pra sangrar.

O açude Gargalheiras em Acari/RN está faltando 98 centímetros de água para sangrar. Seu volume atual é de 36 milhões, 849 mil e 283 metros cúbicos, o equivalente a 82,95% de sua capacidade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vem aí a 5ª Copa Guardiões do Seridó de Futsal



Sexta-feira (13) haverá uma reunião entre os organizadores da 5ª Copa Guardiões do Seridó de Futsal e os representantes das equipes participantes para tratarem das últimas questões referentes ao evento.

Dentre as equipes do campeonato teremos a 1ª, 2ª e 3ª CIA/6º BPM, o time formado pelos policiais do Pereirão e os times do GTC/6º BPM e da Cavalaria. Além destes, participarão do evento o 1º BEConst, o 2º SGB/2º GB, a CIPAM, a 5ª CIPM e o Pelotão de Parelhas/3ª CIPM.

A 5ª Copa acontecerá em junho e os jogos serão realizados na quadra poliesportiva do bairro Castelo Branco.

Em breve, mais informações aqui no nosso blog. 

ABC: 52 vezes campeão estadual do RN


Com o estádio Frasqueirão lotado, O ABC entrou em campo precisando vencer o Santa Cruz na decisão do Campeonato Estadual 2011, realizou um primeiro tempo brilhante, derrotou o tricolor interiorano pelo placar de 3 a 1, neste domingo(8), e conquistou o 52º título potiguar. Os gols do alvinegro foram marcados por Leandrão, aos 14 do 1º tempo, Cascata, aos 40 do 1º tempo e Jackson, aos 26 do 2º tempo, enquanto que Felipe descontou aos 17 do 2º tempo para os visitantes.

Após a conquista do 52º título potiguar, recorde no Brasil, O ABC recarrega as suas energias para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, dia 20(sexta-feira), quando o time viaja para a cidade de Bragança Paulista – SP e encara o Bragantino, às 21h, no estádio Nabi Abi Chedid. Já o Santa Cruz aguarda o segundo semestre para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Vale lembrar que os finalistas serão os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil de 2012.

Ficha do jogo (ABC 3 x 1 Santa Cruz):

Estádio: Frasqueirão.

ABC: Wellington, Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar; Basílio, Bileu, Reinaldo(Ricardo Oliveira) e Gabriel(Jackson); Cascata e Leandrão. (Técnico: Leandro Campos).

Santa Cruz: Isaías, Pantera, André Luis (Vladimir) e Michel; Rafinha, Robson, Lano, Paulinho(Alvinho) e Marciano; Quirino e Didi Potiguar. (Técnico: Wassil Mendes)

Árbitro: Leandro Vuaden – Fifa - RS

Assistentes: Luiz Carlos Câmara (RN) e Lorival Cândido (RN)

Cartões: Cascata (amarelo - ABC); Robson ( amarelo – Santa Cruz); Michel (amarelo, Santa Cruz); Basílio( amarelo – ABC); Pantera( vermelho – Santa Cruz); Renatinho Potiguar (amarelo – ABC);

Público total: 12.446. Sócios: 4 mil

Renda: R$ 183.469,00

Bombeiros do RN se preparam para a 17ª Corrida Soldados do Fogo

No próximo sábado, dia 14 de maio, os bombeiros irão participar da segunda etapa do circuito UNIMED de Corrida de Rua, na cidade de Natal. Com percursos de 5 km e 10 km.

Um pelotão formado por 30 militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) estará representando a corporação, na corrida. Este será a segunda corrida de rua do ano em que o Corpo de Bombeiros do RN se fará presente com uma representação. A primeira participação dos militares aconteceu no dia 1 de maio, na 2º Corrida do Comerciário, organizada pelo SESC.

Durante o percurso, os bombeiros prometem fazer a festa dos participantes com as canções tradicionalmente executadas durante os treinamentos no quartel. Canções de incentivo ao esporte e exaltando as qualidades dos “guarda vidas” serão entoadas durante todo o trajeto.

A participação dos bombeiros neste evento servirá como um aquecimento para a Corrida Soldados do Fogo, que acontece há 17 anos em Natal, no dia 2 de julho, como Comemoração do Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil. Este ano, a prova virá totalmente reformulada prometendo ser um dos principais eventos do gênero do nordeste do país.

Do www.dnonline.com.br

Número de crimes cai no Rio de Janeiro com a instalação das UPPs


Os crimes violentos, como homicídio doloso, em que há intenção de matar; latrocínio, em que o bandido rouba e mata a vítima; e tentativa de homicídio, tiveram uma diminuição significativa no ano passado em todo o estado do Rio de Janeiro, na comparação com os números de 2009.

Segundo relatório anual divulgado hoje (9) pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), houve uma queda de 17,7% nos homicídios dolosos, de 29,4% nos latrocínios e de 7,3% nas tentativas de homicídios. O relatório, que é feito com base nas ocorrências registradas nas delegacias da Polícia Civil, aponta, ainda, um aumento de 7,6% no número de prisões em 2010.

Para o presidente do ISP, coronel da Polícia Militar, Paulo Teixeira, a implantação das unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas, foi a principal razão para a diminuição dos índices.

”No caso das UPPs, destaca-se a redução das mortes em confronto. Ou seja, quando a polícia entrava nas comunidades e havia troca de tiros e as vezes tínhamos policiais e criminosos feridos ou mortos, além de moradores das comunidades. Isso aí diminuiu com a entrada das UPPs com números que se aproximam do zero”, disse.

Com relação aos homicídios causados por armas de fogo, o relatório apresentou o menor número de registros nos últimos dez anos, com 5.723 vítimas. Comparando com 2009, a queda foi de 32%. O ano de 2010 também teve o menor número de roubo de veículos desde 2000, com uma queda de 27,7%. Já em comparação a 2009, a redução foi de 19,9%.

O relatório aponta que as apreensões de drogas e armas apresentaram uma queda de 14,5% e 15,3%, respectivamente, também em relação a 2009. Para Teixeira, ainda é cedo para avaliar se essas diminuições tenham relações com a perda do poder de criminosos que atuavam em áreas hoje pacificadas.

Da Agência Brasil.