A Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira (15) a operação "Fim de Ano". Nos 68 mil quilômetros de rodovias federais, cerca de 9200 mil agentes se revezarão em escalas especiais até o retorno das festas de réveillon. O combate será massivo às infrações de trânsito e condutas de risco presentes na maioria das ocorrências de trânsito fatais atendidas pela PRF nas últimas temporadas de verão: excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez ao volante. A operação "fim de ano" só termina à meia noite de segunda-feira (2).
Neste final de ano os períodos de maior movimento coincidem com os finais de semana, e as ações de fiscalização com etilômetros, radares e viaturas posicionadas em pontos estratégicos serão intensificadas em todo o país. Um exemplo de rigor na fiscalização é a aplicação da "Lei Seca". Desde junho de 2008, 2.7 milhões de motoristas assopraram os "bafômetros" da PRF. Mais de 82 mil motoristas embriagados, que eram um risco potencial de acidentes foram tirados de circulação, destes, 34 mil foram presos em flagrante.
Além do "check-list" que todo motorista precisa fazer antes de viajar, durante a viagem é necessário que ele fique atento aos diferentes cenários de trânsito que vai encontrar no seu percurso. Nos trechos de pista simples deve ter atenção redobrada e só ultrapassar com segurança, nas últimas duas temporadas de verão 995 pessoas morreram em colisões frontais. Em rodovias duplicadas a atenção deve se voltar para o velocímetro, a velocidade incompatível é a causa direta de um em cada cinco acidentes fatais neste período do ano. Já ao passar por cidades cortadas pela rodovia o motorista deve se lembrar de que encontrará trânsito local, de menor velocidade, além da presença maior de motociclistas, cliclistas e pedestres. O atropelamento foi o segundo tipo de acidente fatal mais atendido pela PRF na temporada passada: 895 ocorrências com 277 mortes.
Viagem segura
Independentemente das condições do tempo, quem pretende pegar a estrada, em veículo de passeio ou ônibus, deve seguir as dicas da PRF:
De carro
Planejamento da viagem - O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer sua documentação e do veículo. Condutor e carro em dia são garantias de prosseguimento da viagem;
Revisão preventiva - Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis conferidos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador checados. Não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de pára-brisa e luzes do veículo;
Pausas para descanso - O condutor deve programar paradas, pelo menos, a cada três horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém com os olhos abertos, mas sem percepção da realidade à volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;
Período noturno - Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é o período do dia em que muitos delinquentes se aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane ou emergência, as opções de socorro, médico ou mecânico, são sempre mais lentas; Previsão do tempo - Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o tempo no endereço www.inmet.gov.br;
Atenção dobrada - Observar a sinalização que indica os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. As placas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos que enfrentam obras viárias, é fundamental que o motorista reduza a velocidade e obedeça a sinalização local.
Verifique se a PRF no seu Estado já está no Twitter. Em vários pontos do país já é possível ter informações sobre as condições de trânsito em tempo real, através do microblog.
De ônibus
Embarcar somente em terminais rodoviários homologados, evitando incentivar o transporte clandestino, que não oferece segurança nem garantias em caso de acidentes;
Exigir das empresas de transporte interestadual que todos os passageiros embarcados estejam devidamente identificados, como estabelece a legislação. Da mesma maneira, todas as bagagens devem estar etiquetadas e vinculadas aos respectivos passageiros. Quem utiliza o transporte coletivo também pode exigir cinto de segurança em todos os assentos nos ônibus interestaduais.
Em caso de assalto, nunca reagir. É importante lembrar que os criminosos agem rapidamente e sob pressão, podendo confundir gestos e movimentos bruscos. O trabalho dos órgãos de segurança pública é constante, mas não onipresente. Os passageiros podem ajudar no trabalho da polícia adotando alguns procedimentos simples. São eles:
1. Não ostentar, nos pontos de partida, jóias e outros objetos que possam despertar a cobiça de assaltantes, como celulares, computadores portáteis e reprodutores de mp3, câmeras digitais, entre outros;
2. Os assaltos, quase sempre, são praticados no interior dos ônibus e de forma rápida. Portanto, objetos de valor, como aparelhos de som e imagem, câmeras, computadores, devem seguir nos bagageiros;
3. Discretamente, procurar memorizar o tipo físico dos criminosos, identificando sinais particulares, roupas que utilizam, bem como características dos veículos envolvidos na ocorrência (marca, modelo, cor, etc);
Os criminosos, em geral, utilizam-se três formas de ação:
1. Embarcam nas rodoviárias, onde conseguem analisar os passageiros e seus objetos de valor, e depois rendem o motorista do ônibus em trechos previamente determinados;
2. Embarcam clandestinamente fora dos pontos regulares de parada. Para isso, se aproveitam da negligência de alguns motoristas de ônibus, que utilizam esta prática como forma de ganhar dinheiro extra (neste caso, o passageiro deve denunciar o condutor à empresa);
3. Abordam os ônibus em trânsito, colocando obstáculos na pista, como troncos, ou usam veículos, quase sempre roubados, para atingir o ônibus em movimento. Excepcionalmente, os marginais também podem se valer da má conservação de alguns trechos das estradas para agir.
Restrições
A proibição acontece nas rodovias de pista simples, sempre nos horários de maior movimento. Como objetivo de proporcionar mais segurança para quem vai viajar no feriado, a Polícia Rodoviária Federal vai restringir o trânsito de veículos com excesso de largura, comprimento ou altura. Com a medida, nos horários de maior movimento (veja na tabela abaixo), a ausência desses veículos de grande porte vai melhorar a trafegabilidade e diminuir os riscos de acidentes graves envolvendo carros de passeio.
O motorista flagrado desrespeitando a restrição será enquadrado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro: "Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente", com multa de R$ 85,14, quatro pontos na carteira, mais a retenção até o término do período de proibição. Nos dias e horários na tabela abaixo, independente de portar autorização especial para trânsito (AET) ou não, está proibido o trânsito de veículos com medidas acima de: 18,60m de comprimento, 2,60m de largura e 4,40m de altura.
Fonte: PRF