segunda-feira, 29 de abril de 2013

Capelão do 6º BPM participa do Retiro Nacional dos Capelães


Capitão Lopes, Capitão do 6º BPM

Entre os dias 22 a 26 de abril, estiveram reunidos na cidade de Idaiatuba, na grande Campinas, no estado de São Paulo, o arcebispo militar Dom Osvino, o bispo auxiliar Dom Falcão e todos os capelães das Forças Armadas  e polícias e bombeiros militares de todo o país.

Do  Rio Grande do Norte se fizeram presentes o major Chagas e o tenente Batista, ambos de Natal, e o Capitão Lopes do 6º BPM em Caicó.

Durante esse período de encontro foram debatidos vários problemas que dizem respeito ao trabalho da capelania militar como também a figura do capelão como o padre e como militar, já que o padre é um oficial no meio dos demais oficiais da corporação que trabalha, sem descaracterizar a figura histórica sacerdotal do padre, dando a ele toda a autoridade que o Estado ou a nação o reveste para esta missão de destaque entre os oficiais daquela corporação.

Da esquerda para a direita: Pe. Alexandro, Pe. Alexandre, Pe. Jailton e Pe. Hélito
Dom Osvino e Dom Falcão, bispos militares

Outros temas foram abordados e muito discutidos como a nova forma de encarar a sociedade com os grandes desafios que a sociedade hoje exige e que aos poucos a igreja, as forças armadas e a segurança pública vão ter que dar algumas respostas maduras e seguras.

Em meio a tantas discussões e propostas o clero militar do Brasil teve que ouvir a notícia do pedido de renúncia do arcebispo militar, já que o mesmo, na sexta-feira (26) estava completando 75 anos de idade. Quando o bispo ou padre completa essa idade ele tem o dever de apresentar a sua carta de renúncia, no caso o bispo apresenta ao papa e o padre, ao bispo.

Em meio a esses presentes no encontro se achavam outros caicoenses como o padre Alexandro e o padre Jailton, ambos da marinha e o padre Hélito, capelão do exército brasileiro.

O retiro foi uma grande oportunidade de todos os capelães do brasil se encontrarem para rezarem juntos, discutir os problemas de suas capelanias e um dar força ao outro para esta missão a ele por deus confiada.

Plenário Rainha dos Apóstolos