quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PM já fez mais de 300 abordagens na região da Cracolândia em SP


cracolandia (Foto: Letícia Macedo/G1) Policiais mantinham as blitzes na região da Cracolândia na manhã desta quarta (Foto: Letícia Macedo/G1)
A Polícia Militar fez até por volta das 8h30 desta quarta-feira (4) mais de 300 abordagens na região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo, desde o início da ação Integrada Centro Legal para inibir o tráfico de drogas, além de furtos e roubos na região. Pela manhã, três pessoas que não portavam documentos foram levadas ao 77º Distrito Policial, em Santa Cecília, para averiguação.
A situação na Rua Helvétia e nas alamedas Dino Bueno e Cleveland era tranquila nesta manhã. Porém, os dependentes químicos e moradores de rua perambulavam em bando por outras ruas do Centro. Após serem dispersos da Praça Júlio Prestes na madrugada, os usuários de drogas passaram a se concentrar do outro lado da rua, próximo à Rua Duque de Caxias, por volta das 8h.
De acordo com o tenente Flávio Martinez, a migração era esperada. Por isso, o policiamento foi intensificado em toda a região da Nova Luz, Santa Cecília e Campos Elísios. Nas abordagens, a polícia verifica se a pessoa porta entorpecentes e a situação criminal. “Se não tiver nenhuma dúvida a respeito, a polícia libera para a Prefeitura atuar”, afirmou.
O tenente-coronel Wagner Rodrigues, que comanda a operação, afirmouj que nesta primeira fase o trabalho é basicamente da polícia. “O objetivo é intimidar os traficantes e tirar a ameaça que dificulta o trabalho do poder público. A ação por si só vai inibir o tráfico e isso vai provocar abstinência. Nessa fase, entra a necessidade do socorro, do tratamento”. Em uma segunda fase, segundo ele, os dependentes químicos serão convidados a fazer tratamento adequado.
cracolândia (Foto: Letícia Macedo/G1)
Dependentes químicos que ocupavam a Craco-
lândia perambulavam pelas proximidades da
Praça Júlio Prestes (Foto: Letícia Macedo/G1)
O comerciante Cícero Barbosa, de 50 anos, que trabalha na região da Cracolândia há mais de 30 anos, apoia a atuação da polícia, mas não acredita que o sossego da Rua Helvétia irá durar. “Basta tirarem aquele carro da polícia que eles vão voltar”.
Na terça-feira (3), quando teve início a operação, duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas e um foragido foi recuperado. Cerca de 7,5 toneladas de resíduos espalhados por ruas do Centro foram recolhidas pela Prefeitura. Duas armas e dez quadros de motos roubadas foram apreendidas. Com os suspeitos, foram apreendidas 40 pedras de crack, além de mais 19 pacotinhos com a droga, segundo a polícia. As ocorrências de flagrantes são encaminhadas à central de flagrantes do 8º Distrito Policial, no Brás, também na região central, enquanto que drogas e outros materiais apreendidos são levados para o 77º DP.
abordagem cracolândia (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE) 
Segundo a PM, mais de 300 abordagens foram feitas na Cracolândia desde terça-feira (3) (Foto: Nelson Antoine/Foto Arena/AE)