quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Queimar lixo é crime

Nos últimos sete dias, os moradores do bairro Soledade, da cidade de Caicó, sofreram, por duas vezes, com a queimada de lixo. Folhas e galhos de árvores, além de lixo doméstico, acumulavam-se em vários pontos de um grande descampado que existe no bairro. A última queimada ocorreu na noite de ontem, com uma fumaça densa que entrava nas residências causando mal-estar nos moradores do Soledade. Dois montes de lixo já foram queimados, mas ainda resta lixo no terreno, situação propícia a uma nova queimada.


Para os desavisados que ateiam fogo no lixo, deve ficar claro que estão cometendo crime. Isso mesmo! O hábito de eliminar “lixo” ou se livrar de folhas de árvores no quintal de casa, rua ou terreno baldio através de queimadas é crime ambiental, podendo render ao infrator multa de R$ 500 a R$ 50 milhões. O que diz a Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998) em seu artigo 54: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana… Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos.


A fumaça expelida é formada de gás carbônico e a sua concentração na atmosfera é uma das grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa e do aquecimento do planeta. Além disso, também traz problemas para a saúde humana, como alergias, doenças respiratórias e dermatológicas.


A coleta de lixo, aqui em Caicó, é responsabilidade da prefeitura e, de acordo com o Secretário de Infraestrutura, o Sr. Cledinaldo, vem sendo feita duas vezes por semana no bairro Soledade, nas terças e sextas-feiras. Porém, essa coleta é a de lixo domiciliar e não de entulhos. Ainda de acordo com o secretário, foi feito uma limpeza no bairro recentemente e oferecido ao Líder comunitário do Soledade placas de “não coloque lixo neste local” para tentar evitar novos acúmulos de lixo no terreno baldio. Entretanto, as placas não foram colocadas e o lixo voltou a se acumular.


Outra solução também foi proposta pelo secretário: encontrar o dono do terreno e convencê-lo a cercar a área.


Para qualquer esclarecimento, procure a Secretaria de Infraestrutura ou ligue: 84 3417 6547; e para informações sobre a coleta de lixo domiciliar, deve-se contactar o Sr. Ivo Alves através do número 84 9929 9750.

Abaixo, o Artigo 54, da Lei N 9.605, de 13 de fevereiro de 1998 (LEI DE CRIMES AMBIENTAIS):

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º . Se o crime e culposo:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
§ 2º . Se o crime:
I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos a saúde da população;
III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento publico de água de uma comunidade;
IV - dificultar ou impedir o uso publico das praias;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substancias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.

§ 3º . Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

2 comentários:

  1. ola porai e outro mundo ne!!!? aqui nao meu vizinha queima lixo de mercado e ninguem faz nada ligue para policia e a pessoa disse que nada podia fazer
    minha filha toma remedio caro
    sou de ROLIM DE MOURA
    acho que um dia ou alguem ade fazer algo contra esse burro
    se vcs poder me ajudar eu agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo tenho uma vizinha q coloca fogo todo mes folhas lixo tudo q ela ve ela taca la. a fumaça entra na minha casa e fico com uma dor d cabeça daquelas .bom esses dias ela colocou um sofa velho pra queimar ai foi o fim liguei a mangueira e apaguei .conversei com ela disse q isso e crime conversamos por hs disse q ajudava ela a por pra rua la a prefeitura da um fim .kkkkk bom sou d contagem mg esse mesmo sofa ficou na rua semanas. e nada d prefeitura tirar paguei a um rapaz pra retirar tudo dali e levar para um luggar apropiado acho q so tranfiri o problema para outro lugar acho q as prefeituras tem q olhar isso melhor a final e.lei ....ha o melhor vem agora meu pai fez uma regorma na casa dele deixou um pouco d area na calçada kkkk o fiscal o adivertiu se nao tirar dali vai ser multado bom nao vou falar mais nada kkkkkk

    ResponderExcluir