A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RN) multou a operadora de cartão de crédito Hipercard em R$ 2,068 milhões por se ausentar a 17 audiências de reclamação feitas por clientes. "A operadora não mandou ninguém, nem um preposto", disse o coordenador geral do Procon, advogado Araken Barbosa de Farias Filho.
Para Araken de Farias Filho a conduta do Hipercar "é um desrespeito ao consumidor e também uma desconsideração com o órgão". Segundo ele, os recursos provenientes da multa, que foi assinada ontem à tarde, serão encaminhados para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor , que hoje já tem cerca de R$ 5,6 milhões em depósito.
Araken Filho explicou que dentro de cinco dias a operadora Hipercard será notificada da multa, que deverá ser paga dentro de dez dias, embora a empresa possa recorrer.
De acordo com o Procon-RN, geralmente o valor da multa é aplicado de acordo com o faturamento da empresa dos três meses anteriores a aplicação da multa. Quando isso não ocorre, a instituição pode arbitrar o valor.
O Procon-RN também informou que de janeiro até ontem, a instituição recebeu 12.839 reclamações de consumidores. No caso do cartão de crédito Hipercar, até agora foram registradas 181 reclamações, o que coloca a operadora em 12º lugar entre as empresas que mais sofrem reclamação dos consumidores.
Já a recordista de reclamações é a fabricante de produtos eletrônicos LG Eletronics São Paulo Ltda, com 327 reclamações, vindo em segundo lugar o Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste Ldta, com 288 reclamações e em seguida as Lojas Insinuantes, com 277 queixas por parte dos consumidores.