quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sábado é dia de vacinação contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) realizará o Dia “D” de mobilização da campanha de vacinação antirrábica 2011, no próximo sábado, 26 de novembro, das 08h00 às 17h00 horas, em todos os bairros de Natal. Serão instalados 181 postos para vacinar os cães e gatos acima de três meses de idade.

Este ano, o CCZ trabalha com a previsão de vacinar no “Dia D”, aproximadamente 70 mil animais, incluindo cães e gatos. Portanto, foram planejadas estratégias para que nessa data a meta de vacinação seja alcançada.

Os mais de 600 vacinadores que atuarão na campanha, além de pessoal de apoio, coordenadores, supervisores, motoristas e médicos veterinários foram capacitados sobre a doença, a vacina, a técnica de vacinação e a importância da campanha para a prevenção de casos de raiva humana.

Nos locais onde não será possível a instalação de postos no próximo sábado, como por exemplo: áreas de chácaras, locais de difícil acesso, regiões limítrofes do município, dentre outros, o CCZ já iniciou a vacinação de casa em casa onde, até o dia a terça-feira (22), já foram vacinados 5.394 animais, sendo 3.983 cães e 1.411 gatos, na região norte do Natal.

Ao final da campanha, em 10 de dezembro, espera-se vacinar 65mil cães, no mínimo, cujo quantitativo refere-se à meta de vacinação antirrábica estabelecida para o município, considerando que corresponde a 80% da população canina mensurada no último censo realizado pelo CCZ, em abril de 2011 (81.524 cães, aproximadamente).
O coordenador geral da campanha, o Médico Veterinário Diógenes Soares, ressalta a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle e na prevenção da raiva, principalmente porque, em Natal, este ano já foram confirmados quatro casos de raiva em morcegos.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, devido às campanhas anuais de vacinação, principalmente, o número de óbitos por raiva humana transmitida por cães e/ou gatos, reduziu de 52 em 1990, para 02 em 2009, 01 em 2010 e 02 em 2011. No município do Natal o último óbito por raiva humana ocorreu em 1983, transmitida por cão.

Do www.dnonline.com.br.