quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto Patrulheiro Mirim será apresentado à comunidade


A equipe coordenadora do projeto Patrulheiro Mirim: Construindo uma cultura de paz e antidrogas no Seridó se reunirá com os moradores dos bairros João Paulo II, Paulo VI, Soledade e João XXIII para apresentar-lhes o projeto. É muito importante a presença dos moradores destes bairros, ainda mais das pessoas que tem filhos na faixa etária dos 12 anos e que desejam que estes façam parte do projeto. 

Neste encontro com a comunidade, serão apresentadas as justificativas da implantação de um projeto social como este, além de esclarecer as dúvidas que possam aparecer no decorrer da reunião. 

A reunião acontecerá na Escola Municipal Ivanor Pereira Rodrigues, no bairro Soledade, no dia 30 de novembro às 19h e 30min.

Para esclarecer mais sobre o projeto, listamos as perguntas mais freqüentes:

O que é o projeto Patrulheiro Mirim? É um projeto vinculado ao 6º Batalhão de Polícia Militar, sem fins lucrativos, de caráter voluntário, com a finalidade de promover acompanhamento escolar, atividades esportivas, culturais e de lazer para jovens na faixa etária de 12 a 15 anos.

Será bom para o meu filho participar desse projeto? Sim. A proposta do projeto é de potencializar o aprendizado escolar dos Patrulheiros Mirins, evitando evasão escolar e consequente exclusão social dos jovens.

Quanto devo pagar para meu filho participar do projeto? O projeto é gratuito. Não há cobrança de nenhuma taxa pela matrícula ou permanência do jovem no projeto. 

Então o que eu devo fazer para matricular meu filho? Existem alguns requisitos para o jovem, vejamos os principais:
  • Deve ter 12 anos de idade;
  • Deve estar matriculado em escola pública;
  • Ter renda familiar inferior ou igual a um salário mínimo;
  • Residir em um destes bairros: João Paulo II, Paulo VI, Soledade ou João XXIII.

Além disso, é muito importante haver interesse por parte do próprio jovem.

Como meu filho vai participar do projeto e frequentar a escola ao mesmo tempo? O jovem matriculado na escola no período da manhã assistirá às aulas do projeto a tarde. Da mesma forma, os alunos matriculados na escola à tarde participarão do projeto pela manhã.

Por quanto tempo meu filho poderá participar do projeto? Cada jovem poderá participar do projeto por três anos.

Eu recebo algum dinheiro por matricular meu filho no projeto Patrulheiro Mirim? Não. Os benefícios fornecidos pelo projeto são de caráter sócio-educacionais.

Meu filho tem 11 anos. Posso matriculá-lo? Não na primeira turma. Porém no ano seguinte seu filho já estará com 12 anos e poderá ser matriculado.

Então quem não conseguir a matrícula para o início de 2011, poderá se matricular no ano seguinte? Sim, contanto que o jovem preencha os requisitos do projeto. 

O projeto só aceitará meninos? Inicialmente sim, mas dependendo da procura e do andamento do projeto, a intenção é de matricular também as meninas.

O que será ensinado no projeto? As matérias definidas para o projeto no primeiro semestre de 2011 são: Educação física, ordem unida básica, Reforço escolar, Filosofia da religião, Noções de cidadania I, Educação ambiental I, Informática básica I, Arte e Artes marciais.

Quem serão os professores? O corpo docente e a equipe pedagógica são formados por voluntários.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. PM do Rio Grande do Norte, parabéns pelo PROERD, PM Mirim e por tudo que tem feito pelo nosso BRASIL (sociedade). Estou no Rio Grande do SUL, fazendo pesquisa sobre PM Mirim, em breve estarei apresentando projeto ao meu Cmt (6BPM-Rio Grande-RS) para implantar juntamente com prog de prevenção as Drogas. Abç a tds que DEUS nos proteja.(rizzo@brigadamilitar.rs.gov.br)

    ResponderExcluir