quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ovacionado, Ronaldo pede desculpas

Ao lado do filho Ronald, Ronaldo deixa o campo sob aplausos

Gênio é diferenciado até na hora da despedida. Ronaldo deu adeus à seleção brasileira ontem, no centro do Pacaembu, pedindo desculpas pelos três gols desperdiçados nos 17 minutos em que esteve em campo diante da Romênia. Num dia em que todos deviam se curvar ao melhor atacante do País das duas últimas décadas, maior artilheiro das Copas com 15 gols e dono de dois títulos mundiais, Ronaldo mostrou porque é Fenômeno e querido por todos brasileiros, também por dar um "muito obrigado".

Visivelmente emocionado, ele fez de tudo para não chorar. Conseguiu, mas não foi capaz de evitar que lágrimas se escorressem nos olhos de quem estava ali apenas para vê-lo. "Desculpem, tive três chances e não consegui fazer um gol no meu último jogo", disse Ronaldo, acompanhado pelos filhos Ronald e Alex.

"Muito obrigado por tudo que vocês fizeram em minha carreira inteira. Por me aceitarem do jeito que eu sou, chorado quando eu chorei, de sorrir quando eu sorri", seguiu. 

Ronaldo deixou o campo com três dos seus xodós. Os filhos Alex e Ronald - ainda é pai das pequenas Maria Alice e Maria Sophia - e a bola, companheira inseparável desde os primeiros passos. Saiu com a certeza do dever cumprido e mostrando seu amor pelo País, com a bandeira nacional envolta no pescoço. "Tenho um orgulho muito grande de ser brasileiro", disse para a Rede Globo, enquanto dava a volta olímpica despedindo do público, no intervalo. 15 banners lembrando cada um de seus gols em Copas do Mundo estavam espalhados pelo estádio.

A noite era verde-amarela, mas o argentino Sergio Pezzota também quis participar da festa. Não por anotar um pênalti ou ignorar impedimento do Fenômeno. Após o apito final, o árbitro fez questão de passar a bola do jogo ao astro da noite. Os jogadores das duas seleções fizeram um corredor polonês para a passagem de Ronaldo, que fez questão de cumprimentar a um a um dos brasileiros. Tudo sob aplausos calorosos dos mais de 30 mil presentes.

Caminhando lentamente, segurando as lágrimas, o jogador surgiu atrás do gol. O relógio marcava 22h24 quando subiu a placa para a entrada de Ronaldo. Um frisson ensurdecedor e muitos flashes. Todos queriam registrar aquele momento mágico. O ato final do gênio da finalização teve cinco passes e três finalizações. O goleiro defendeu duas e uma foi para o alto. Mas antes de dar o lugar ao "dono da noite" Fred marcou o gol da vitória brasileira que foi magra, mas importante para marcar a despedida de um dos maiores astros do futebol mundial.

Convocados para a Copa América

Julio  César, Vitor, Daniel Alves,  Maicon, Thiago Silva, Lucio, Luizão, David Luis,  André Santos, Adriano, Lucas Leiva, Sandro, Ramires, Elano, Elias, Lucas, Ganso, Neymar, Robinho, Fred, Jadson e Alexandre Pato.

Ficha Técnica

Brasil: Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Robinho (Lucas), Fred (Ronaldo, depois Nilmar) e Neymar (Thiago Neves). Técnico: Mano Menezes 

Romênia: Tatarusanu (Pantilimon); Rapa, Gardos, Papp e Latovlevici; Muresan (Alexa) e Bourceanu (Giurgiu); Sanmartean (Alexe), Torje e Surdu (Tanase); Marica (Zicu). Técnico: Stephen Jovan.